No meu aprendizado de python desenvolvi um script para converter extratos de cartão de crédito, gerados através do site do Banco do Brasil, para o formato OFX. Possibilitando a importação no gerenciador de finaças GnuCash.

Bem… Eu tenho uma conta no Banco do Brasil e utilizo o GnuCash para cuidar das minhas finanças. Sempre exporto os meus extratos para o formato OFX e importo no GnuCash. Porém, para o extrato do cartão de credito, VISA no meu caso, o Banco do Brasil só oferece a opção de exportar para TXT. Então, para evitar fadiga, eu criei um “script” em python que converte este arquivo TXT para OFX.

Agora posso importar o extrato do Cartão de credito do Banco do Brasil no GnuCash e não perder tempo digitando linha a linha.

P.S.: Cartoes Master Card tambem sao suportados, e voce pode importar varios cartoes diferentes que o gnucash vai considerar contas distintas. (agradecimentos ao Daniel Roviriego)

Disponibilizei uma versão web onde você pode começar a converter seus extratos agora mesmo! Acesse: http://bbvisa2ofx.josecoelho.com

O source está disponível no github, espero que seja util para mais alguém: https://github.com/josecoelho/bbvisa2ofx